Warning: mysqli_real_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:100232 Library:100413 in /home/u121341001/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1626
10 motivos para preferir biológicos – Mãe com Onda

10 motivos para preferir biológicos

by Maria Pessanha

Como sabem sou adepta da alimentação biológica, para nós e principalmente, para os nossos bebés. Desde que o Martim iniciou a alimentação diversificada que sempre tive o cuidado de lhe oferecer tudo biológico. Leite, ovos, frango, carnes, peixe selvagem, massas, bolachas, papas, tudo! Até aos dois anos fiz por ser tudo bio, porque, os primeiros 1000 dias da vida de um bebé são os mais importantes para a sua saúde (gravidez + 2 primeiros anos de vida). Agora continuo a fazer a mesma alimentação para ele em casa mas infelizmente, já não consigo controlar a alimentação na escola.

Hoje deixo-vos 10 motivos porque devem preferir sempre os biológicos. E agora até já têm nos grandes supermercados uma secção com vários alimentos bio. Como está a aumentar bastante a procura, o preço também está a melhorar! A produção biológica cresceu cerca de 30% e continua a crescer devido à procura dos consumidores! Vejamos alguns dos motivos porque devemos preferir biológicos:

  1. Estamos a ajudar o ecossistema – promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção.
  2. Sabor – em solos regenerados e fertilizados com matéria orgânica, as plantas crescem saudáveis e desenvolvem o seu verdadeiro aroma, a sua cor e sabor autênticos, permitindo-nos redescobrir o verdadeiro gosto dos alimentos. Quem já provou por exemplo morangos biológicos consegue sentir o verdadeiro sabor dos morangos.
  3. Não têm aditivos químicos – Na agricultura biológica não são aplicados adubos químicos, nem se pulverizam as plantas com pesticidas de síntese. Os estudos toxicológicos reconhecem  a relação existente entre os pesticidas e certas patologias, como o cancro, as alergias, a asma, entre outras.
  4. Respeito pelos animais – A agricultura biológica tem uma filosofia de respeito pelo bem-estar do animal dando-lhes uma alimentação e condições de vida que lhes permitem ser naturais, sem recorrer a antibióticos e hormonas de crescimento.
  5. Melhora o sistema imunitário – Ora vejamos… Li um artigo sobre isto na Visão e tudo fez sentido. Então se a planta tem as suas defesas para combater pragas, com o uso dos pesticidas a planta já não necessita de ter essas defesas. Ou seja, quando ingerimos legumes ou frutas biológicas, estamos a ingerir também as suas defesas! E isso faz com que o nosso sistema imunitário saia fortalecido! Além de que, claro, possuí o seu valor nutricional verdadeiro! Por serem cultivados em solos equilibrados por fertilizantes naturais, os alimentos biológicos são capazes de preservar melhor as vitaminas, minerais, hidratos de carbono e proteínas, e são capazes de saciar graças ao equilíbrio dos seus constituintes.
  6. Fomenta a produção nacional – A Agricultura Biológica cria oportunidades de emprego permanente e gratificante devido às práticas ecológicas e à dimensão das explorações agrícolas, adaptadas à escala humana.
  7. Água pura: A Agricultura Biológica, como utiliza adubos naturais, garante a preservação da pureza da água que bebemos, hoje e para as gerações futuras.
  8. Certificação: Os produtores biológicos seguem um caderno de normas rigoroso, verificado por organismos de controlo e certificação, segundo a legislação europeia de Agricultura Biológica. Ora assim, temos a garantia de que estamos a comer alimentos de qualidade.
  9. Sem corantes nem conservantes – Na alimentação biológica não são usados nem corantes nem conservantes. Respeitando o tempo dos alimentos e a sua cor.
  10. Sem Organismos geneticamente modificados – Se comerem soja ou milho, por exemplo, prefiram sempre os biológicos. Grande parte destas produções a nível mundial são geneticamente modificados.

Sim, eu sei que a alimentação biológica não é barata, mas o barato sai caro, principalmente para o nosso corpo e para o nosso planeta! Os alimentos que são produzidos sem respeitar a natureza, podem levar à contaminação das nossas águas, solos, e ao aumento da resistência aos antibióticos, para além de estar ligado a vários tipos de doenças.

Segundo a Soil Association Organic, coisas boas acontecem quando preferimos comida biológica!

  • Leite e carne biológica contém mais 50% de ômega 3 que os restantes
  • A carne biológica tem muito menos concentração de gorduras saturadas que as restantes
  • Leite e derivados biológicos contêm muito mais ferro, vitamina E e carotenóides.
  • Cereais, frutas e vegetais biológicos contêm mais 68% de antioxidantes
  • As frutas e legumes biológicos não contêm pesticidas e metais tóxicos.

Deixo em anexo os artigos da Soil Association sobre este assunto! Aos poucos podemos mudar a loucura que se vive no mundo em que só interessa a produção e o dinheiro.

Fonte: Agrobio e Soil Association

You may also like

Leave a Comment