Warning: mysqli_real_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:100232 Library:100413 in /home/u121341001/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1626
Bolachas: alternativas mais saudáveis – Mãe com Onda

Bolachas: alternativas mais saudáveis

by Maria Pessanha

Aqui está o tão aguardado post sobre as alternativas mais saudáveis para as tradicionais bolachas.

Bolachas Maria, com dinossauros, com ursinhos, sem gluten, sem isto sem aquilo.. todas com muito açúcar e aditivos. Temos de nos habituar a ler rótulos antes de comprar. Se antes de ficar grávida ligava pouco a isso, agora demoro muito mais no supermercado pois gosto de ler sobre tudo o que compro. Afinal, somos aquilo que comemos. O açúcar está presente em muita coisa e muitas vezes disfarçado como maltodextrina, sacarose, dextrose, glucose de milho,glicose, entre outros.  Nos alimentos infantis está em quase tudo. Papas, iogurtes, bolachas… Se para as papas já vos falei das Holle e dos iogurtes bio sem açúcar, faltou falar-vos sobre as bolachas. Dão jeito, dão muito jeito! Principalmente a partir dos 9 meses em que eles começam a querer atenção e que para os entreter não há nada melhor do que uma bolachinha.  Quantas vezes já não ouvimos avós e tias a dizer, tenho aqui uma bolachinha Maria! É um clássico sim, mas devemos olhar bem para o rótulo. Um alimento com aquelas características não pode ser dado a um bebé. Ver post anterior.

 

Sou sincera, sempre preferi dar pão. E no início cenouras. Com estas é necessário muito cuidado e atenção pois quando já têm mais dentes podem arrancar pedaços maiores e engasgar-se. Quando estavam a nascer os primeiros dentes era perfeito, colocava no frigorifico e depois deixava-o todo contente! Depois comecei a dar-lhe pão e por volta dos 9 meses foi as bolachas/tostas. E durante os 4 meses depois dei sempre da Holle. Ele adorava! As bolachas são duras de trincar mas depois desfazem-se na boca, são adoçadas com melaço de arroz além de serem de trigo espelta que é um trigo mais puro. As tostas são perfeitas a partir dos 6 meses e cheguei mesmo a fazer açorda com elas!

 

Depois de o Martim fazer um ano comecei a procurar mais alternativas. Ele já tinha os dentes quase todos, por isso, o trigo tufado biológico e os flocos de milho também biológicos são ideais. Além de colocar no iogurte, deixo numa taçinha e ele vai comendo todo contente e independente. Fica super entretido e ainda hoje, com 19 meses adora e todos os dias de manhã pede. São uma excelente alternativa natural e saudável.  As bolachas de arroz foram e ainda são uma opção constante. Sem sal e biológicas são o snack perfeito até para nós. Uma espécie de pipocas saudáveis que eles adoram! Demoram algum tempo a comer o que é bom.

 

A BabyBio já começa a aparecer nos grandes supermercados e tem umas bolachas para bebé. Essas no entanto têm açúcar de cana biológico e raramente dou até porque o pacote é pequeno e muito caro. Não aconselho a dar estas ou outras com açúcar de cana muito cedo,  porque se lhes damos sabor doce nos primeiro meses, podem depois rejeitar as outras sem açúcar. O açúcar de cana biológico é uma opção bastante mais saudável, pois é o açúcar no seu estado mais puro, retirado da planta sem ser refinado.

 

As Maria Bio que descobri recentemente são muito boas de sabor. Eu pessoalmente gostei mais do que o Martim. Já se encontram à venda em todos os supermercados e são da Gullon. Os ingredientes são bem melhores do que os tradicionais, contêm açúcar de cana integral e alguns extras mas tudo biológico o que já é muito bom. Para os bebés mais crescidos e crianças é uma excelente opção. Assim como as do Lidl biológicas. Têm vários sabores e são muito boas. Feitas com trigo espelta e adoçadas com mel ou com açúcar de cana. Vêm em pacotinhos pequenos e umas até têm figuras de animais que eles adoram.

 

As Le Pain de Fleurs Bio são uma óptima opção para nós. Adoro as de caucau e são feitas apenas com farinha de arroz, caucau e açúcar de cana.

 

Por último, os biscoitos da PróVida! Uma descoberta que fiz numa ida ao The Cru (para quem não conhece fica em Cascais e é restaurante e mercearia Bio) e que me surpreendeu bastante. A marca é portuguesa tem em vários supermercados Bio e tem bolachas com vários sabores. Os que mais gosto são de pêra, aveia (ambos sem açúcar) e o de côco, este último é incrível! Não se consegue parar de comer! As de pêra são adoçadas pelo concentrado de sumo de pêra e têm canela, as de côco com açúcar de cana. Por lá também provei as Corn Cakes da marca Lima que são óptimas! E vêm em pacotinhos que dá imenso jeito.

 

Existem também muitas receitas que podem fazer em casa! É só pesquisar online e adaptar. Nunca experimentei mas já ando a preparar material para fazer! Depois claro, conto tudo. É bom ver que cada vez mais existem alternativas muito mais saudáveis para darmos aos nossos bebés e crianças. É uma questão de procurar! Um último conselho, ao optar por açúcares prefiram sempre o mel que é o único que tem outros nutrientes ou então o açúcar de côco.

 

Se tiverem mais sugestões partilhem comentando abaixo.

 

Espero que seja útil! <3

(Fotos dos produtos falados abaixo)

 

 

You may also like

Leave a Comment