Warning: mysqli_real_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:100232 Library:100413 in /home/u121341001/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1626
Bolo de Cacau e Côco biológico e saudável – Mãe com Onda

Bolo de Cacau e Côco biológico e saudável

by Maria Pessanha

E além disto tudo delicioso! Perfeito para o lanche de hoje à tarde e uma alternativa mais saudável para que os mais pequenos também possam comer.

O Martim tem 17 meses e tem uma alimentação biológica. Além disso não come nada com açúcar processado e com sal. Pelo menos até aos dois anos e enquanto conseguir vou mantê-lo assim. No entanto já há algum tempo que queria que provasse um bolo, mas as opções que existem no mercado não dá para ele! Todos são feitos com óleos, açúcar branco, e nada biológicos por isso resolvi eu mesma arriscar na cozinha!

bolo saudavelimg_4432

 

Fiz algumas pesquisas e adaptações, comprei os ingredientes e mãos à obra! Superou todas as minhas expectativas! Desde a mistura ideal do cacau com o côco à textura incrível e cremosa do bolo, ao sabor delicioso… ficou perfeito!

 

É uma excelente alternativa aos tradicionais bolos e vai ser com certeza uma das escolhas para os anos do Martim no próximo Verão! Experimentem e vejam que substituindo alguns ingredientes conseguimos bolos deliciosos e muito mais saudáveis!

bolo saudavel

Bolo de Cacau e Côco biológico e saudável

E além disto tudo delicioso! Perfeito para o lanche de hoje à tarde e uma alternativa mais saudável para que os mais pequenos também possam comer. O Martim tem 17… Foodstuff Bolo de Cacau e Côco biológico e saudável European Imprimir
Tempo de preparação: Tempo de cozedura:
Nutrition facts: 200 calories 20 grams fat
Rating: 3.7/5
( 3 voted )

Ingredientes

  • 200 gr Farinha de espelta biológica
  • 125 gr Açúcar de Côco biológico
  • 100 gr Raspas de Côco biológico
  • 2 colheres de sopa de Cacau Cru em pó biológico
  • 4 colheres de sopa de Oléo de Côco Biológico (liquido)
  • 4 Ovos biológicos
  • 1 colher de chá de fermento Bio
  • 2 Iogurtes biológicos
  • 4 Tâmaras
  • Côco ralado a gosto para enfeitar

Instruções

Primeiro numa taça adicionar todos os ingredientes secos, a farinha, o cacau, as rapas de côco, o açúcar de côco e o fermento. Mexer até ficar bem misturado.

De seguida noutra taça juntar os ingredientes líquidos, os ovos, os iogurtes, o óleo de côco e as tâmaras. O óleo de côco se estiver solidificado aquecer um pouco no microondas, sem ferver. Quanto às tâmaras acho que dão um sabor muito especial ao bolo e por isso resolvi acrescentar (e também porque adoro bolos mais docinhos), mas se não tiverem tâmaras basta acrescentar um pouco mais de açúcar de côco que faz o mesmo efeito. Para acrescentar as tâmaras coloquei-as num copo, acrescentei um pouco de água e ralei com a farinha mágica até ficarem completamente dissolvidas.

 

Depois juntei todos os ingredientes, mexi bem, untei a forma com óleo de côco e deixei no forno por mais ou menos 20 minutos a 180 graus. Mas vão vendo para que não passe muito e para que fique na consistência ideal. O cheiro na minha cozinha era uma delícia! Uma mistura de côco com chocolate!

 

Desenformei coloquei o côco ralado a enfeitar e ficou pronto a comer!

 

Notas

Para quem quiser um bolo sem gluten pode substituir a farinha de trigo espelta pela farinha de aveia ou de arroz. E quem quiser retirar a lactose pode substituir o iogurte pelo leite vegetal, talvez de côco ficasse bom). São experiências que temos de fazer, mas não foram testadas por isso não sei o resultado final.

You may also like

3 comments

Benedita Queiroz Janeiro 24, 2017 - 2:32 pm

Que post tão giro! Continua!! Mortinha por experimentar <3

Reply
Maria Fevereiro 6, 2017 - 11:21 pm

Maria, onde compras os ingredientes? Beijo

Reply
Maria Pessanha Fevereiro 10, 2017 - 9:40 pm

Olá Maria! Nos supermercados biológicos! Estes comprei no Bio Natural do El Corte inglês! Beijinhos

Reply

Leave a Comment