Aquamãe – o programa perfeito para grávidas e pós-parto

by Maria Pessanha

Porque as grávidas merecem uma atenção especial e todos os mimos, estive à conversa com a responsável pelo programa Aquamãe do Estoril Wellness Center.

Mariana Rosa é responsável pelo programa Aquamãe do Estoril Wellness Center, um programa a pensar nas grávidas, no pre e no pós parto e que traz inúmeras vantagens para a saúde nesta fase tão especial da nossa vida.

Eu adorei as aulas durante a gravidez, a verdade é que saía de lá muito mais relaxada, fazia actividade física e eram momentos só meus. É incrível como o peso da barriga diminui dentro de água! A água a 34 graus é maravilhosa, só apetece ficar lá todo o dia!

Há quanto tempo e como nasceu o programa Aquamãe? 

Este programa nasceu há 7 anos, da necessidade de oferecer atividades específicas e orientadas para as grávidas que procuravam a nossa piscina para fazer exercício e relaxar. Começámos com a Hidroterapia e fomos crescendo com mais serviços e já tivemos mães a fazer o seu 3º pós-parto connosco! É sinal que gostaram e confiam em nós.

Em que consiste? 

O Aquamãe inclui atividades seguras que promovem a Saúde e o Bem-estar. São orientadas por profissionais especializados para melhorar as condições do pré e pós natal, através da prevenção/diminuição das suas principais queixas. Também procuramos prevenir as complicações do pós-parto e contribuir para a sua recuperação. Hoje em dia é necessário estimular a maternidade e o auto conhecimento e promover a autonomia dos Pais, fomentando a sua confiança. Na ausência de uma “rede de suporte” facilitamos a comunicação entre os Pais e os Bebés, estimulamos a parentalidade conjunta, através dos grupos de apoio, melhorando assim a qualidade de vida de toda a família.

Quais as principais características do EWC para receber este programa? 

Quem nos visita destaca logo a tranquilidade e a luz do nosso espaço. A nossa piscina é uma das mais bonitas que existem! Estamos no edifício da luxuosa cadeia de Spas Banyan Tree e somos um espaço único, onde se pode abrandar ao ritmo que a gravidez pede. Numa fase tão importante da vida de uma mulher a energia que se recebe dos lugares e das pessoas contam bastante para o seu bem-estar. A nossa equipa para além de ser especializada em Saúde da Mulher, tem uma disponibilidade marcada.

Que serviços têm? 

Hidroterapia pré e pós parto, Curso de Preparação para o Nascimento, Recuperação pós-parto, Massagem pré e pós-parto, Curso de Massagem no Bebé, Osteopatia para grávidas, Osteopatia Pediátrica, Fisioterapia Respiratória Pediátrica, Fisioterapia Uroginecológica, Consulta de Apoio à Amamentação e Watsu para Grávidas.

O que é a Hidroterapia? 

É uma forma segura, prazerosa e relaxante de praticar exercício físico na gravidez. As sessões são em pequenos grupos na nossa piscina aquecida, com exercícios de mobilidade geral, de estabilização abdominal e pélvica, exercícios de fortalecimento e alongamento, posturas de alívio e técnicas de relaxamento, com a orientação do Fisioterapeuta.

Para uma grávida, quais os benefícios da Hidroterapia? 

O meio aquático é um meio de excelência para a grávida, principalmente pelo alívio do peso que lhe permite sentir alguma descompressão articular, como também lhe dá vantagem na execução dos exercícios. É mais fácil fazê-los, em qualquer posição, durante mais tempo, sem que se sinta tão cansada e com dores musculares. Isto aumenta imenso a sua confiança e auto-estima! Estes exercícios também têm um menor risco de sobreaquecimento, menor risco de lesão e implica menos impacto no pavimento pélvico (previne incontinência). Outra vantagem é o pressão que a própria água exerce sobre o corpo, sobretudo ao nível dos membros inferiores. Este efeito facilita a diminuição do inchaço, como também aumenta a circulação sanguínea através da placenta, contribuindo para um bom desenvolvimento do feto. Posso acrescentar ainda que melhora a postura e o equilíbrio, aumenta o controlo respiratório, alivia as dores de costas, previne a diabetes gestacional e a hipertensão, diminui a prisão de ventre, torna a recuperação pós-parto mais fácil e proporciona uma sensação de relaxamento e bem-estar, que se estende ao bebé. Recebemos grávidas recomendadas pelo seu Médico Obstetra para aliviar a dor ciática ou até para conseguirem dormir melhor. 

Como é que a Hidroterapia pode ajudar o Parto? 

Ao aumentar o senso corporal instintivo da mulher, que será o seu guia durante o trabalho de parto, a Hidroterapia aumenta a segurança e a confiança no seu potencial e capacidade interior. Numa perspectiva hormonal, é uma forma de diminuir os níveis de stress no seu quotidiano e aumentar a secreção de endorfinas antes do parto. Isto ensina o corpo a ter uma “resposta de produção de endorfinas”, preparando-o para um bom fluxo de hormonas de alívio da dor e prazer natural durante o trabalho de parto. A Hidroterapia também provoca a libertação de “hormonas do amor”, que a ajudarão a mãe a ligar-se ao bebé a um nível mais profundo muito antes do parto e reduzirão a fadiga que vem depois. 

Muitas grávidas têm medo da piscina por causa dos fungos… 

De facto, os produtos químicos usados na desinfecção da água da piscina pode alterar o pH vaginal. Mas estes produtos são medidos para manter a água segura para utilização pública. Há outras factores que contribuem muito para as infeções fúngicas como usar pensos femininos diários e roupas apertadas, o stress, e a alimentação rica em açúcar, ou a toma de antibióticos. Por outro lado, o exercício na água aumenta a diurese, que faz com que a bexiga seja mais vezes esvaziada, diminuindo a possibilidade de contrair uma infeção urinária. Na avaliação inicial com as nossas Fisioterapeutas são sugeridas algumas precauções para que a prática de Hidroterapia seja segura. Posso dizer-lhe que os benefícios do exercício na água se sobrepõem largamente ao risco de ter uma infeção.

À quarta-feira têm uma aula específica para as grávidas! Em que é que essa é diferente? 

Nesta aula realizamos exercícios de preparação para o parto, entre eles, exercícios respiratórios, de mobilidade da bacia, alongamentos e exercícios de conexão com o bebé. São aulas especiais também de partilha entre as grávidas com momentos para esclarecimento de dúvidas e de relaxamento. Para além de divertidas, estas aulas contribuem muito para a auto-confiança da mãe.

Os pais também podem vir às aulas? 

Sim, há aulas destinadas também ao pai (ou outro convidado), que a vai acompanhar a grávida nos exercícios. É um verdadeiro momento de time-out positivo para o casal! Sobretudo quando já existem outras filhos, são precisos estes momentos para o casal se conectar com a gravidez actual e com o novo bebé. Nestas aulas, o relaxamento em flutuação é das partes preferidas.

A terapia Watsu também é muito procurada por grávidas no final da gravidez! Para quem não sabe, o que é? 

É uma terapia aquática baseada nas práticas do zen shiatsu. É realizada na nossa piscina terapêutica (34°C) onde são aplicados movimentos suaves, rítmicos e fluídos como uma dança que alonga e massaja o corpo. Possibilita relaxamento e alongamento muscular, aumento da oxigenação da mãe e bebé, maior liberdade e amplitude dos movimentos e alívio de dores (principalmente lombares). Receber Watsu na gravidez é como mergulhar dentro de si, ao encontro do seu bebé, no silêncio onde as emoções se harmonizam, trazendo sensações de paz e profundo bem-estar. E também pode ser feito em casal!

O programa pós-parto, quando se pode começar? 

Irá depender do tipo de parto e da disposição da mãe. As novas tarefas da maternidade, as alterações físicas e a falta de repouso tornam importante encontrar um equilíbrio entre as necessidades da mãe e do bebé. Fazemos sempre uma Avaliação inicial para despistar contra-indicações, para definir os objetivos da recuperação e ensinar individualmente os exercícios mais importantes.

E em que consiste? 

As aulas de Ginástica pós-parto (fora de água) têm exercícios específicos para a recuperação e reeducação da região pélvica e abdominal, aumento gradual da força e da resistência e reeducação postural. Procuramos também prevenir/tratar a incontinência urinária, libertar tensões e/ou desconfortos, diminuir o cansaço e contribuir para o relaxamento, confiança e auto-estima da Mãe. Para complementar, também podem fazer as nossas aulas de Hidroterapia, que são uma excelente forma de se exercitar e descontrair nesta fase da vida.

Têm facilidades para as mães que têm de levar os bebés? 

Sim, as aulas são em pequenos grupos, onde os bebés são sempre bem-vindos. Há espaço para amamentar, mudar fraldas, entre a partilha de experiências, esclarecimento de dúvidas e, sobretudo, a convivência com outras mães e bebés. Também temos aulas de Massagem no Bebé, abertas a toda a família, que são das mais apreciadas.

Há muitos workshops para grávidas e mamas no EWC! O que tem previsto para os próximos tempos? 

Nesta altura do ano temos planeados os Workshops de “Prevenção de Infecções Respiratórias no Bebé”, “Amamentação e Regresso ao Trabalho”, “Exercícios e Posições de Alívio no Trabalho de Parto” e o de “Desenvolvimento do bebé: brincar para aprender”. Todos os meses temos workshops gratuitos para as nossas sócias.

Onde podemos obter mais informação sobre o programa aquamae? 

No nosso site www.estorilwellnesscenter.pt/aquamae ou pelo email aquamae@estorilwellnesscenter.pt Estamos ainda no facebook @AquamaeEstorilWellnessCenter e no Instagram @aquamae_ewc

You may also like

Leave a Comment