Warning: mysqli_real_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:100232 Library:100413 in /home/u121341001/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1626
Deixem as crianças brincar lá fora! – Mãe com Onda

Deixem as crianças brincar lá fora!

by Maria Pessanha

Mas o que se passa com os infantários hoje em dia?

Chegou a altura de procurar uma escola para o Martim entrar em Setembro e só vos digo que nunca pensei que fosse tão difícil! A oferta é imensa mas a grande maioria são espaços muito pequenos e com áreas exteriores todas em cimento ou com aquele pavimento usado para os baloiços. Não consigo inscrever o meu filho num local onde vai passar 60% do seu tempo que não tenha pela menos uma área exterior com natureza, um pequeno jardim! Mas afinal o que é isto? Uma prisão? Todo o tempo enfiados numas salas cheias de brinquedos e atividades? Ele tem dois anos! Precisa de sair cá para fora, de apanhar sol, correr e brincar! Perceber que existem formiguinhas, abelhas, aranhas, bichos! Pôr as mãos na terra, brincar na relva!

 

Em todos os que visitei a pergunta era sempre a mesma. Brincam lá fora todos os dias? Nalguns disseram que sim desde que não chovesse, mas a grande maioria a resposta foi: vamos lá para fora quando está sol e quentinho – no Porto não há de ser assim tantas vezes –  Venho a saber depois que as criançinhas brincam lá fora em média uma/duas vezes por semana… Ora vejamos. Eu tenho a possibilidade de poder ir buscar o Martim às 15h30 e levá-lo a passear à praia, ao parque, apanhar sol. Mas, e os pais que trabalham até às 18h30? As crianças lá ficam enfiadas nas salas, não admira que cheguem a casa com a energia toda! Não é justo e deveria haver um esforço maior por parte das educadoras! Claro que muitas vezes dá trabalho vestir casacos e gorros a tantas crianças, mas acho que é para o bem delas!

 

As crianças precisam de sair de correr e saltar em espaço exterior, precisam de espaços vazios na natureza para dar asas à imaginação! Eu cresci num infantário público espectacular que tinha um monte com árvores e natureza e digo-vos que nem precisávamos de brinquedos! Claro que no fim do dia estávamos todos muito sujos e com os joelhos esfolados mas para mim isso é ser criança! Jogávamos futebol, inventávamos brincadeiras com pauzinhos, nas árvores, e era tão bom! (Esse infantário hoje em dia é um bloco de cimento…)

 

Não sei o que se passa com esta cultura de hoje em dia que gostam de tudo muito bonitinho e arranjadinho com pavimentos para as crianças não se magoarem e baloiços, quando eles precisam é de natureza e ar livre! Jardim, árvores, bichinhos, terra! Deixem-nos brincar cá fora por favor!

Stay Wild!

Boné Stay Wild – Snug Me

Tshirt – Ghanda

Calças – Zara

Ténis – Vans

You may also like

4 comments

Susana Gonçalves Abril 27, 2017 - 8:03 pm

Concordo com a Maria plenamente! Um espaço a que muitas vezes chamam Jardim de Infância, e que de jardim, nada tem… É bastante irónico e infelizmente uma realidade 🙁 Tenho um filho e só o pensar em ter de o colocar num espaço assim causa-me angústia. Mantenho sempre a esperança de que quando a altura chegar, as coisas possam estar um pouco diferentes e as nossas crianças possam ser mais livres, mais criativas e mais elas próprias.

Reply
Maria Pessanha Abril 27, 2017 - 10:29 pm

Mesmo Susana! A mim também me causa imensa angustia! Algumas mães deixaram sugestões no facebook que me pareceram muito boas! Espreite por lá! Beijinhos <3

Reply
Ai de mãe Abril 28, 2017 - 12:12 am

É precisamente um dos desafios que enfrento, também aqui na zona da Maia/Matosinhos. Maior parte dos infantários têm o espaço exterior “urbanizado”, demasiado controlado.
Os poucos que vi diferentes têm, de um modo geral, toda uma abordagem pedagógica diferente, não tradicional. Mas o preço também costuma ser mais elevado. Será preciso fugir ao tradicional e pagar mais para que sejam mais livres?

Reply
Maria Pessanha Maio 4, 2017 - 1:57 pm

Infelizmente parece que sim! Encontrei uma iPSS que gostei mais pois tem um jardim exterior grande que efectivamente é usado! É a casa do jardim na foz! Foi o que encontrei mais parecido com o que procurava! O Tickles no Pinheiro Manso também é muito bom mas caro 🙁 Beijinhos e boa sorte

Reply

Leave a Comment