Favoritos do segundo trimestre de gravidez

by Maria Pessanha

Este é sem dúvida a melhor fase da gravidez!

O primeiro trimestre já passou podemos respirar de alívio. Podemos também viver a vida muito melhor. Tive sorte que não tenho enjoos e por isso foi só muito sono, muito cansaço e algumas vontades de comer certas coisas. Mesmo assim é um período de incertezas e de medos, visto que até às 12 semanas a probabilidade de acontecer um aborto espontâneo é maior.

A partir da 13ª semana começa a melhor fase da gravidez. A energia regressa, a barriga ainda não incomoda, ainda nos sentimos bem com as mudanças do corpo. Por isso acho que é a altura certa para cuidarmos dele. Caminhadas é a minha actividade preferida. Embora sempre atenta aos sinais do corpo. Ou seja, se começar com dores no fundo da barriga sei que é hora de regressar a casa. Gostava também de experimentar hidroginástica pois dizem que faz maravilhas na gravidez! Por isso mesmo vou começar agora no terceiro trimestre no programa Aquamãe no Estoril Welness Center. Alguns exercícios de alongamentos também são perfeitos para não termos dores nas costas e conseguirmos ter mais mobilidade. Basta fazermos uma pesquisa online que temos várias ideias de alongamentos adequados para esta fase da gravidez.

Roupas confortáveis! Já não consigo usar a minha roupa, por isso há alguns essenciais que devemos ter para as próximas semanas. Como ainda apanhei o verão e outono, vestidos são a palavra de ordem! Super fáceis de vestir e não incomodam nada na barriga! Claro que não podem faltar uns calções e as leggins! Umas boas leggins é sempre algo que devemos investir porque será umas das peças que mais vamos usar! Gosto particularmente das da H&M e da Kiabi. Outra das coisas que não dispenso a partir das 20 semanas é uma cinta de gravidez ou cuecas com apoio. Tenho algumas da Primark e gosto imenso! A cinta comprei na farmácia mas como já foi da gravidez do Martim e não tem etiqueta não sei qual é! Mas é apenas uma faixa (já para não fazer muito calor) que ajuda bastante a suportar o peso da barriga! Quando não a uso chego ao final do dia com um peso e dores no fundo da barriga. Além de que na minha opinião ajuda a que a barriga não descaia tanto!

Um soutien confortável. O nosso peito está agora muito diferente e bem maior. Os soutiens antigos já não servem e precisamos acima de tudo de conforto. Evito os aros e gosto que seja em algodão. Quase como aquelas de desporto, com um bom apoio mas discreto. Consegui comprar uns na Primark que uso imenso e outros da Carriwells que já são também para a amamentação e que recomendo.

Almofada grande para dormir. Aquele acessório que não dispenso! Tenho uma que comprei no Lidl que adoro! Durmo quase sempre de lado, encaixo a almofada entre os dois joelhos e encosto a barriga! Dessa forma também ajuda na posição, dores nas costas e conforto! Acho que é mesmo daquelas coisas indispensáveis!

Hidratação, por dentro e por fora. Beber muita água durante toda a gravidez ajuda melhorar a circulação sanguínea e a irrigação do útero e da placenta; a manter o líquido amniótico em níveis adequados; a estabilizar a pressão arterial; e a eliminar toxinas que aumentam o risco das perigosas infecções urinárias. Portanto bebermos pelo menos 2 litros de água por dia é fundamental. Quanto ao hidratar por fora, ou seja, hidratar a pele é outro passo super importante desde o início da gravidez. Claro que ganha mais importância ainda neste trimestre pois é quando vamos notar um maior crescimento da barriga. Hidratar para evitar as estrias e para aumentar a elasticidade da pele. Tal como na primeira gravidez continuo a usar o Bio Oil, adoro a textura, o cheiro e a forma como hidrata e protege a nossa pele. Normalmente uso à noite antes de ir dormir. Quando acordo e quando tomo banho uso o ISDIN anti-estrias pois adoro a textura e os resultados! Também usei no pós-parto o ISDIN Reafirmante e posso dizer que não fiquei com nenhuma marca na barriga e nas pernas. Infelizmente no peito fiquei com algumas, apesar de ter tido também muito cuidado na gravidez. Contudo na subida do leite não apliquei creme porque me fazia impressão o bébe mamar e estar tudo oleoso! Além dos químicos que o creme também tinha! Acho que foi por esse motivo que acabei por ficar com algumas marcas. No rosto é importante usarmos sempre proteção solar para evitar o aparecimento das manchas. Uso o da ISDIN Spot Prevent porque além de ter proteção solar muito alta previne o aparecimento das manchas.

Massagens. Uma forma excelente de relaxar e também de ajudar no inchaço que provém da gravidez. Na primeira não fiz mas nesta semana estou a fazer LPG e drenagem linfática manual na clínica iCare e estou a adorar! Saio de lá com uma sensação de leveza e de tranquilidade que não tem preço! O atendimento da clínica que fica nas Twin Towers em Lisboa é óptimo e gosto particularmente da Angela. Sem dúvida que desta forma não sentimos tanto inchaço, menos retenção de líquidos, menos celulite.

Dário de gravidez. Da primeira não fiz e arrependo-me profundamente porque agora ia adorar comparar! Desta comprei um diário super giro onde tem as semanas, os desejos, o que sentimos, emoções, dia especial.. É super divertido de escrever de ler!

Por aqui estou prestes a entrar no 3.º trimestre e foi aquele que mais me custou na primeira gravidez! Desta sinto-muito melhor, mais leve e por isso espero que seja mais fácil! Mais para a frente falo-vos dos favoritos do terceiro trimestre!

❤️

You may also like

Leave a Comment