Warning: mysqli_real_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:100231 Library:100413 in /home/u121341001/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1626
O que mudou com o segundo filho? – Mãe com Onda

O que mudou com o segundo filho?

by Maria Pessanha

É uma pergunta que eu própria fazia muito e que agora me fazem a mim!

Confesso que estava com medo. A maior parte das mães com quem falei dizia-me que era muito pior, que o trabalho era sem fim, que ia ser muito difícil, etc. Mas por aqui não. Tive sorte com este bebé maravilhoso que dorme lindamente e chora muito pouco e que facilita tudo.

No segundo filho sem dúvida que estamos muito mais tranquilas. Temos já a experiência do primeiro e por isso já somos mães confiantes. Sabemos o que fazer. O facto de o Martim já ter 3 anos e meio, também ajuda muito. Sei que para eles não é tão bom fazer tanta diferença mas como família e como mãe não me arrependo. Gozei o Martim o máximo que podia, dei-lhe toda a atenção, carinho e fiz dele uma criança super confiante.

Tem sido um irmão mais velho incrível. Meiguinho, carinhoso e um super ajudante. Vai buscar o que é preciso, quer ajudar a mudar a fralda, põe a chupeta, consola-o quando chora! É mesmo uma ajuda importante!

Acredito que mais para a frente quando o Salvador começar a pedir atenção que as coisas talvez se compliquem. E que vão haver alturas caóticas. Mas para já, só tenho a dizer coisas boas. É maravilhoso ser mãe de dois. E é maravilhoso ter um bebé outra vez.

Perguntam-me muitas vezes sobre as rotinas. Continuam rigorosas. Para já, assim está a funcionar muito bem. Martim chega da escola por volta das 17h. Brincamos muito até às 19h. Toma banho e às 19h45 estamos todos sentados à mesa. Depois ainda brincamos mais um bocadinho até às 20h45 hora em que começamos o ritual de ir para a cama. Lavar os dentes e contar sempre uma história, sem pressas.

Depois preparamos o banho do Salvador, que é o momento alto do dia dele! Vibra! Fica todo o tempo a rir e adora água! Tão bom! Damos o banho sempre com muita calma e com música para relaxar. Depois disso dou de mamar já no quarto, no escuro. Depois de arrotar pouso-o no berço e canto sempre a mesma canção enquanto lhe faço festinhas.

Normalmente por volta das 22h (às vezes antes) estou despachada e ficamos um bocadinho no sofá. Salvador acorda sempre por volta da 6h para mamar o que me dá uma boa noite de descanso! Depois disso acorda às 9h e dorme novamente até por volta das 11h.

Não me posso mesmo queixar! Ele conseguiu ainda superar o irmão (que começou a dormir a noite toda aos 2 meses e meio). Quando me perguntam o segredo, acho mesmo que é deles. A gravidez também é importante, e a rotina. Sei que nada é garantido com bebés e que hoje é assim e amanhã muda radicalmente. Por isso é esperar que assim se mantenha. Acima de tudo temos de manter sempre a calma e tranquilidade porque isso é o que passamos para eles.

You may also like

1 comment

Ana Outubro 12, 2019 - 3:46 am

Olá Maria 🙂

Uma pergunta: o Salvador aguenta bem acordado até essa hora? Pergunto porque estou a tentar equilibrar a rotina com um recém nascido e um pequenote de 3 anos e não está fácil decidir os horários da mais nova sendo que a prioridade é manter o mais possível a rotina já estabelecida com o mais velho.

Beijinho

Reply

Leave a Comment