Warning: mysqli_real_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:100231 Library:100413 in /home/u121341001/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1626
Rotinas – Mãe com Onda

Rotinas

by Maria Pessanha

Tenho recebido muitas mensagens para partilhar as rotinas dos miúdos, por isso aqui vai!

Sou uma paranóica das rotinas. Sempre fui e é para mim algo difícil de resolver. Acho que os bebés só são calmos e tranquilos se souberem o que vai acontecer a seguir. Por isso opto sempre por fazer as mesmas coisas todos os dias.

Neste momento, o Salvador com 8 meses e o Martim com 4 anos já têm exactamente o mesmo horário para dormir.

Começando pelo Salvador. Bebe um biberão entre as 6h e as 7h da manhã. Nem chega bem acordar. Mudo a fralda dou-lhe o biberão, tudo no escuro. Sempre fiz isso desde que nasceu. Nunca acendi luzes à noite e tento sempre que nunca beba leite antes das 5h da manhã. Mesmo quando mamava tentava ser rigorosa com isto. Qualquer coisa pegava nele ao colo, punha a chupeta com aero-om e tentava adormecê-lo. Sempre sem o habituar com o leite. Depois a partir das 5h já é diferente.

Depois desse biberão volta a dormir e acorda por volta das 9h. Faz 12 horas de sono o que é espectacular. A seguir vimos para a sala e estou só com ele a brincar. Fazemos actividades com os brinquedos, no espelho, ou às vezes vamos passear. Por volta das 10h bebe um biberão de leite e às 11h30 vai dormir. Deito-o na cama e fica ali um bocadinho no escuro até que acaba por adormecer. Se chorar vou lá novamente ponho a chupeta e deixo-o. Dorme normalmente 1h30.

Depois acorda e por volta das 13h almoça. Neste momento está a comer sopa com carne ou peixe e fruta. Mais brincadeira até às 15h30 hora em que vai de novo dormir. Mais 1h30, às vezes 2h de sono. Acorda e lancha a papa.

Mais brincadeira agora já com a companhia do mano que chegou da escola e banho, os dois juntos! Adoram! Às 20h jantamos todos juntos à mesa, o Salvador também. É muito rápido a comer e por isso é sempre o primeiro! Por fim brincamos mais um bocadinho desta vez no quarto, mudo a fralda, canto um música e ficam os dois, cada um na sua cama a dormir às 21h.

Nunca o tirei de casa a noite, só duas vezes é que se deitou às 22h30. Os bebés gostam disto, gostam do previsível! É desta forma temos, eu e o pai, o nosso momento de sossego e paz.

Quando ainda mamava, a seguir ao banho ia para o quarto no escuro e no silêncio e era aí que mamava e adormecia. Acho que o maior conselho que posso dar é mesmo este. Criem ambiente calmo e escuro na última mamada. Vão ver que vai resultar! Muita gente dá biberão e mama na sala às vezes com televisão e isso é péssimo porque são estímulos que excitam os bebés! Temos de os acalmar e habituar sempre à mesma rotina antes de adormecer profundamente!

E acreditem sempre! Eles sentem tudo! Se vamos nervosos deitá-los eles percebem e não se acalmam! Muitos mimos e muita calma que tudo vai correr bem!

You may also like

Leave a Comment