Warning: mysqli_real_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:100232 Library:100413 in /home/u121341001/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1626
Um susto e a ajuda da saúde 24 – Mãe com Onda

Um susto e a ajuda da saúde 24

by Maria Pessanha

Tudo não passou de um susto, graças a deus!

Há que louvar iniciativas que ajudam as pessoas. O Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde. Nunca tinha precisado de ligar para o número, graças a deus, até hoje.

 

No passeio que fazemos todos os dias até à praia, o Martim gosta de fazer uma parte do caminho em cima de um banco. Gosta de ir a correr e vai de mão dada comigo. Hoje a Vitória ficou para trás e eu larguei-lhe a mão para ir buscá-la. Uma questão de segundos. Ele olhou para trás para nos ver e deu um passo em falso para o lado. Acabou por cair de costas no paralelo e bater com a cabeça. O susto foi enorme. Para mim e para ele. Não parava de chorar.

 

A minha primeira reação foi ver se tinha aberto a cabeça, e levá-lo para casa. Quando cheguei a casa ele começou a ficar mais calmo e a pedir a chupeta (sonolência não é um bom sinal nestas alturas). Estava muito preocupada que tivesse feito um traumatismo craniano.. Sabia de alguns sintomas, que ele para já não tinha, mas não sabia se havia de ir ou não ao hospital. O galo começou a crescer e ele queixava-se de dor.

 

Foi então que me lembrei da saúde 24. Liguei 808 24 24 24  e fui atendida rapidamente por uma enfermeira amorosa e atenciosa. Contei o que se tinha passado e passamos ao despiste. Falou em muitos sinais que eu fui analisando, muitos deles nem sabia que eram sintomas de traumatismo. No final e como não apresentava sintomas ficamos à aguardar durante o dia em observação. As recomendações foram  não exagerar na comida e acordá-lo a cada 2 horas. Ele dormiu a sesta e acordou muito melhor.

 

Ao final do dia, qual não foi o meu espanto quando recebo novamente um telefonema da enfermeira para saber como estava o Martim. Fiquei muito surpreendida com o serviço e com a atenção que dão a cada utente. Acalmou-me imenso e deixou-me muito mais descansada. Tudo não passou de um grande susto.

 

Instagram @mariapessanha

You may also like

Leave a Comment