Warning: mysqli_real_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:100232 Library:100413 in /home/u121341001/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1626
A dupla onda de Joana Rocha – Mãe com Onda

A dupla onda de Joana Rocha

by Maria Pessanha

Dispensa apresentações, Joana Rocha foi a primeira portuguesa a viver exclusivamente do surf e foi uma das grandes impulsionadoras do surf feminino nacional.

Joana Rocha é uma mãe com muita onda! Começou a surfar em 1995 nas praias da Ericeira e em 2004 tornou-se na primeira surfista portuguesa a conseguir viver exclusivamente do surf. No seu percurso de sucesso soma vários títulos nacionais e europeus e foi uma das principais impulsionadores do surf feminino nacional. Em 2016 foi mãe de gêmeos e a sua vida mudou radicalmente.

 

Quem é a Joana Rocha?

Neste momento é mãe de gémeos, da Maria do Mar e do Benjamin Di Bernardo! Com tempo para trabalhar e surfar de vez em quando.

 

O que sentiste quando descobriste que estavas grávida, e de gêmeos?

Pânico total! Queria muito ficar grávida mas nunca pensei que fosse ficar grávida de gémeos, a probabilidade era super baixa uma vez que a minha irmã Rita também tem gémeos. Não conheço duas irmãs ambas com gémeos. O Mário ficou eufórico, não sabia ainda o que nos esperava!

 

Continuaste a surfar na gravidez? Fizeste outro tipo de exercícios?

Surfei apenas até saber que estava grávida de gémeos, às 9 semanas… A minha médica disse que era muito arriscado uma vez que eram dois bebes. Fiz ginástica para grávidas e dava grandes caminhadas. Mas as 33 semanas tive que parar completamente qualquer tipo de exercício, fiquei em casa de repouso até às 38 semanas.

 

Os teus filhos têm agora 8 meses, a tua vida mudou completamente?

COMPLETAMENTE! Mesmo tendo muitas ajudas, dois bebes são sempre dois bebes. Nos primeiros três meses de vida dos bebes dava setes horas de mamar por dia e mal dormia, foi muito cansativo. Agora com 8 meses já consigo ir trabalhar e surfar de vez em quando e sair com as amigas uma vez por outra mas tenho sempre que ter duas pessoas em casa. A Maria do Mar e o Benjamin são bebes muito fáceis, dormem e comem bem o que ajuda muito, tanto a mim como a vida em casal. Estou super feliz neste papel de mãe de gémeos!!!

gemeos joana rochajoana rocha

 

Fizeste alguma coisa para recuperar a forma após a parto? 

Engordei um total de 22kg, que para gémeos não é nada mau e neste momento preciso perder ainda 5kg para voltar ao meu peso antes de ter engravidado. Por enquanto tenho apenas surfado e quando passeio com os bebes dou umas corridas e faço uns abdominais. Não tenho tempo para ir a aulas marcadas porque nunca sei ao certo se vou conseguir ir aquela hora. Os bebes ainda precisam muito do carinho da mãe e eu não prescindo de lhos dar!

 

Dentro de água sentes que és a mesma Joana?

A primeira vez que entrei na água depois de ter os bebes tinha quatro semanas, não conseguia fazer nada a não ser por me de pé! Doiam-me as costas e mal conseguia ficar erguida para ver as ondas. Mas foi muito cedo, a medica proibiu-me de ir surfar por causa da costura da cesariana. Aos dois meses voltei a tentar e ai sim, comecei devagarinho com ondas pequenas. Agora já surfo qualquer tipo de mar, no outro dia saiu-me um tubo nos coxos e fiquei toda contente, já posso dizer que me sinto a mesma!

 

Quando regressaste ao surf, adaptaste as tuas pranchas?

Já não consigo surfar com as minhas pranchas antigas. O Nick da Semente colocou-me mais volume com o mesmo design, e estou a adorar.

 

Gostavas que um dia os teus filhos tivessem a mesma paixão que tens pelo surf? Gostavas de os ver no mundo da competição?

Adorava! Estou a tirar uma pos graduação em Surf na Lusófuna e estou a aprender imenso, vou usar esses conhecimentos de treinadora com os meus filhos.

 

Gostava muito de te ver de volta à competição! Aceitarias participar nem que fosse só numa etapa do nacional?

Sim podia ser um bom desafio!

joana rochajoana rocha

 

És uma enorme referência do surf feminino nacional, como vês o surf feminino actual? Sentes que desbravaste caminho para o que se vive atualmente?

Sinto que dei o meu contributo e que foi bastante importante para o desenvolvimento do surf feminino em Portugal. O facto de me ter tornado na primeira surfista profissional em Portugal (apenas a viver do surf) fez com que marcas fora do surf tivessem uma visão diferente da modalidade. Atualmente o surf feminino está num patamar altíssimo, as melhores do mundo têm contratos na ordem dos milhares euros

 

Continuas a acompanhar o surf?

Vejo as provas do World Surf League e acompanho o surf feminino em Portugal.

 

Que conselho darias a quem está agora a começar?

Não há nada melhor, mais saudável e divertido que o Surf, vale a pena todo esforço e dedicação a este estilo de vida.

 

Num blog que mistura duas realidades que adoramos, a maternidade e o surf, o que é que gostavas de ver por aqui?

Em relação à maternidade, para as futuras mães acho que é importante que tenha dicas de como sobreviver aos primeiros dias em casa. Falar sobre as dificuldades que o casal atravessa durante os primeiros meses de maternidade. Os melhores produtos para os bebes, tipo de leite, sopinhas, frutas, etc. Conselhos sobre as roupinhas mais fáceis de vestir (para as mães não comprarem coisas desnecessárias) e em relação ao Surf acho que é importante focar o quão importante é ter as medidas certas na prancha de Surf. Recomendações de como voltar ao Surf progressivamente depois da gravidez. Antes de ter os bebes li bastantes blogs que falavam sobre dicas de como sobreviver em casa com gémeos, foi bastante importante, usei muitas das ideias de li.

 

2 comments

Paula Simão Janeiro 27, 2017 - 3:43 pm

Que máximo Joana!!!!
Que BOM exemplo!!!…
Beijinho GRANDE 😉

Reply
Iracema Ferrer Janeiro 29, 2017 - 8:15 pm

Que legal Joana! Parabéns! Gostei muito da reportagem! Seus filhos estão muito lindos!

Reply

Leave a Comment