O desfralde

by Maria Pessanha

Aproveitamos esta vinda para o calor para deixar as fraldas! Já vinha preparada para darmos início ao desfralde. Os sinais estavam lá já há algum tempo e o Martim já muitas vezes usava o pote em casa.

Começamos por abordar o assunto uns dias antes, comprámos um livro super giro “posso espreitar a tua fralda” e ainda uma tabela de prémios. Cada vez que ele fazia um xixi no pote recebia um autocolante. Quando tivesse 10 autocolantes recebia um prémio! Uma ida à piscina, um brinquedo, um gelado ou até uma brincadeira. Ele adorou os autocolantes e estava super entusiasmado com a ideia de ser crescido.

Vim para a Austrália bem munida de cuecas. Todas da patrulha pata que ele adora e a excitação de escolher umas cuecas novas todos os dias também lhe dá uma motivação extra.

No primeiro dia correu tudo super bem. Estava a chover e passamos o dia mais por casa, o que ajudou bastante. De 20 em 20 minutos perguntava-lhe se queria ir ao pote. E ele ia com a excitação de ganhar mais um autocolante. Por aqui ele gosta mais de fazer de pé do que sentado. Talvez porque seja mais prático e não perde tempo entre as brincadeiras!

Quando chegar a Portugal vou arranjar-lhe um urinol daqueles super giros com bonecos porque acho que é muito mais divertido para os bebés rapazes!

O segundo dia também correu bem mas rapidamente percebi que ele não queria fazer cóco no pote. Se por vergonha, medo, ou outro motivo qualquer, pedia a fralda. Não insisti, e dei-lhe a fralda para fazer. Ao fim de um tempo há de perceber, pensei eu!

No terceiro dia fomos tomar o pequeno-almoço fora e ele foi sem fralda. Primeiro desafio! Depois de comer fomos ver umas lojas e ele pediu para fazer xixi! Não tínhamos nenhuma casa de banho perto por isso teve de ser mesmo na rua! Ele achou imensa piada à situação!

No dia seguinte foi só com o pai tomar o pequeno almoço e aconteceu o primeiro acidente! Fez cóco nas cuecas! Nunca ralhamos com ele, dizemos apenas que não tem mal e que para a próxima vai conseguir fazer no pote! E não é que ao quinto dia conseguiu? Que felicidade! A dele e a nossa! Quando viu o primeiro autocolante do cóco lá colado! Fizemos uma grande festa!

Estamos no bom caminho! Mas esta fase também me faz pensar que o meu bebé está a crescer tão depressa! Vê-ló assim de cuecas, já parece um rapazinho! ❤️

You may also like

Leave a Comment