O frio chegou!

by Maria Pessanha

Depois de um verão que custou a começar mas que depois parecia não ter fim, finalmente o Inverno chegou. Com ele, para além das folhas caídas e das roupas quentes veio o frio. Veio de um momento para o outro sem dar tempo para nos prepararmos.

Para os mais pequeninos começa também a altura das doenças, das bronquiolites, amigdalites, constipações, gripes, etc. Se até aos 2 anos consegui resguardar mais o Martim, agora entrando para o infantário complica-se. Desde Setembro até agora só ficou duas vezes doente. Posso dizer que para já tive sorte, mas também só agora é que o inverno vai começar.

Primeiro é necessário reforçar a sistema imunitário deles. Quer através de vitaminas e nutrientes das frutas e legumes quer através dos suplementos. Os alimentos da época já têm como função reforçar o nosso sistema imunitário por isso mesmo devemos investir na vitamina C encontrada muito nas laranjas, mangas, kiwi, brócolos, espinafres, pimentos, couve de Bruxelas, mamão, dióspiro entre outros. Tento sempre que o Martim coma ao jantar uma fruta forte em vitamina C e faço também um reforço na sopa. Claro que para aproveitar ao máximo toda a vitamina os alimentos deviam ser consumidos crus. Se não der, a cozedura ao vapor é uma excelente opção.

Quantos aos suplementos neste momento estou a dar o Viterra Baby. É um suplemento alimentar para uso diário com 12 vitaminas formulado especificamente para bebés suprimindo possíveis falhas nutricionais. Pode-se dar desde os 6 meses contém 12 vitaminas e tem sabor a framboesa que eles adoram. O Viterra Baby associa vitaminas e minerais responsáveis pelo normal metabolismo dos macronutrientes (biotina) e manutenção dos ossos normais (vitamina K), tão importante na fase de crescimento dos bebés. Tem também vitamina D que é necessária para o crescimento e desenvolvimento normal dos ossos das crianças. Para além disso tem vitaminas B1, B2, B6, B12, C, Biotina e niacina que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem. (Consultar sempre o pediatra)

Quanto às medidas de protecção do frio, começo a usar sempre a camisola interior e as meias calças, por baixo da roupa. Casaco sempre claro, gorro! Camisolas de lã ou polar são uma grande ajuda! Para dormir uso sempre os pijamas polar visto que ele detesta cobertores! Às vezes vai dormir cheio de camadas de roupa, mas tem de ser! Tento sempre que está sol que ele fique pelo menos 20 minutos cá fora de forma a absorver toda a vitamina D necessária para a saúde.

 

Mas sendo um bebé que passa e passou tanto tempo lá fora o Inverno custa sempre mais! Mas já estamos a ver uma viagem para escaparmos um pouco ao inverno! Vamos lá ver! ??

 

Em breve trago novidades!

You may also like

2 comments

Francisca Maia Janeiro 13, 2018 - 9:08 pm

Quando tiver um bebé vou educá-lo/alimentá-lo com alimentos biológicos e que lhe façam bem. Costuma-se dizer “é de pequenino que se torce o pepino”, uma vez que se começa desde cedo a alimentar o bebe com alimentos ricos é um bom motivo para que comece a gostar dos mais diversos legumes e frutas. Bons hábitos! ☺️

Reply
Maria Pessanha Janeiro 18, 2018 - 11:34 am

É mesmo! Não tenhas dúvidas! <3

Reply

Leave a Comment